Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Recomendações de Concreto Usinado

                     O CONCRETO USINADO

Os serviços de concretagem em uma obra de qualquer porte deve obedecer antes do seu lançamento nas fôrmas, com as armaduras adequadas, posicionadas e fixadas adequadamente, a algumas recomendações técnicas.
Portanto, antes de se encomendar o concreto a uma usina que esteja legalizada e credenciada junta às autoridades competentes que lhe dê licença para atuar no mercado de concretagem; é necessário recorrer ao engenheiro projetista para que seja feito o plano de concretagem onde contém todos os dados relevantes do concreto desejado na obra, entregue pela usina. Os dados a serem levantados são: volume de concreto calculado, a resistência característica do concreto à compressão (fck), o tipo de brita (brita 1 ou 2), o abatimento do concreto (ou “slump test”), informação do tipo de lançamento do concreto (manual ou bombeado) conforme as circunstâncias e condições do canteiro de obra.
Além destes dados técnicos, é preciso confirmar com a empresa concreteira os dados do cliente e o endereço da obra, o volume de acordo com o seu projeto. Deve-se, também, informar à empresa de concreto usinado o horário de início da concretagem, estipular os intervalos de entrega segundo volumes predeterminados para cada caminhão-betoneira (veja que a capacidade de cada caminhão-betoneira varia de 5m3 a 8m3).
A logística para este tipo de serviço determina que o acesso e o estacionamento das caminhões-betoneiras seja livre, sem obstáculos, no local da obra; haja um representante técnico capacitado para o recebimento do concreto usinado, antes da assinar o canhoto de entrega, conferir se a nota fiscal do concreto está de acordo com o pedido feito.
Consequentemente a estas recomendações, no momento da entrega do concreto na obra verifica-se, na nota fiscal, o volume de concreto, o tamanho da brita, o aditivo usado quando solicitado pelo cliente, a resistência fck e a consistência do concreto (“slump test”).
No teste de abatimento faz-se na prática, antes que o caminhão-betoneira o entregue na obra, a confirmação da sua qualidade quanto a sua consistência conforme os padrões recomendados de fluidez e trabalhabilidade apropriados à concretagem em fôrmas e ao seu adensamento manual ou mecânico.
As fôrmas precisam estar perfeitamente travadas, escoradas e vedadas – podem ser de madeira pinho ou pinús, aço, plástico, alumínio, ou papelão – para que não ocorra desperdício da nata de cimento na obra e defeito de projeto com custos de reparação. As fôrmas devem estar limpas isentas de poeira, fuligem, graxa, gorduras ou materiais estranhos. É recomendável a aplicação de desmoldante nas fôrmas o qual facilitará a remoção dos moldes após o tempo de cura do concreto que tecnicamente é avaliado em 28 (vinte e oito) dias.
Por sua vez, as armaduras precisam estar posicionadas corretamente conforme o projeto, limpas e munidas de espaçadores plásticos, acessório que mantém a armadura posicionada firmemente na fôrma durante o lançamento e trabalhos de adensamento do concreto.
A altura de queda do lançamento do concreto nas fôrmas não poderá ser superior a 2 (dois) metros. Para peças estreitas e altas como pilares, o concreto deverá ser lançado por janelas abertas na parte lateral, ou por meio de funis ou bombas.
Quando a altura de queda for maior que 2,5 (dois e meio) metros, procedimentos especiais deverão ser tomados para evitar a segregação do concreto (separação dos agregados do aglomerante). Neste caso, utliza-se algum artifício como abrir janelas nas fôrmas que diminua a altura de queda e facilitam o adensamento, empregar um concreto mais plástico e rico em cimento no início da concretagem, ou ainda, a colocação de trombas de chapa ou de lona no interior da fôrma.
      Para o teste de resistência do concreto, realizado também no momento da entrega, as amostras devem ser colhidas depois que a terça parte da carga da betoneira tiver sido descarregada, são coletados pelo menos 30 (trinta) litros de amostra no carrinho de mão, colocados em moldes cilíndricos de base nivelada e fôrmas limpas, o seu preenchimento é feito em 4 (quatro) camadas iguais e sucessivas com 30 (trinta) golpes uniformes com haste metálica por camada.

LINKS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário